As mídias sociais e sua influência no mercado

12 de maio de 2015
Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais da metade dos brasileiros tem acesso à internet, desde crianças a idosos. Com a popularização desse meio, fica cada dia mais difícil imaginar um mundo sem as mídias sociais. As fronteiras que antes definiam os espaços de influência são facilmente acessíveis por essas ferramentas. Usadas para fins pessoais e profissionais, existe um afastamento daqueles que acessam e os que optam ou não podem utilizá-las.
É certo que as mídias sociais podem se tornar uma distração dentro de uma empresa, mas, algumas oportunidades só existem hoje em dia com a criação desse meio. Tornou-se cada vez mais claro o impacto das redes através da interação entre a empresa e clientes e também na hora da venda de um produto.

Confira alguns dados:

De acordo com Mauro Segura, diretor de comunicação da renomada International Business Machines – IBM, empresa do ramo da informática, os líderes do futuro devem ter em mente que é necessário e preciso estar imerso nas mídias sociais.  Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso divulgar inovações, solucionar problemas e dúvidas e possibilitar um contato maior entre empresa e cliente. Podem também funcionar como uma ferramenta de “qualidade” avaliando, por exemplo, a quantidade de mensagens negativas no Twitter e de “curtidas” no Facebook.
Algumas das maiores empresas de hoje em dia conseguiram efetividade com o mundo do marketing realizado nas redes sociais, já que possuem investimentos mais baixos que televisão, jornais e rádios e são muito mais acessíveis que esses outros meios.
Alguns CEOs afirmam não ter tempo para esse tipo de atividade, preferem lidar com clientes cara a cara, não sabem como devem se portar, e acreditam que seja um meio para jovens. Ainda encaram o meio como pessoal e que não deve ser usado para esse fim. 
E você leitor, acredita que as redes sociais são vantajosas ou não para as empresas?

0 comentários:

Postar um comentário