Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mais da metade dos brasileiros tem acesso à internet, desde
crianças a idosos. Com a popularização desse meio, fica cada dia mais difícil
imaginar um mundo sem as mídias sociais. As fronteiras que antes definiam os
espaços de influência são facilmente acessíveis por essas ferramentas. Usadas
para fins pessoais e profissionais, existe um afastamento daqueles que acessam
e os que optam ou não podem utilizá-las.
É certo que as mídias sociais podem se tornar uma distração dentro
de uma empresa, mas, algumas oportunidades só existem hoje em dia com a criação
desse meio. Tornou-se cada vez mais claro o impacto das redes através da interação
entre a empresa e clientes e também na hora da venda de um produto.
Confira alguns dados:
De acordo com Mauro Segura, diretor de
comunicação da renomada International Business
Machines – IBM, empresa do ramo da informática, os líderes do futuro
devem ter em mente que é necessário e preciso estar imerso nas mídias sociais. Com consumidores cada vez mais exigentes, é
preciso divulgar inovações, solucionar problemas e dúvidas e possibilitar um
contato maior entre empresa e cliente. Podem também funcionar como uma
ferramenta de “qualidade” avaliando, por exemplo, a quantidade de mensagens
negativas no Twitter e de “curtidas” no
Facebook.
Algumas das maiores empresas de hoje em dia
conseguiram efetividade com o mundo do marketing realizado nas redes sociais,
já que possuem investimentos mais baixos que televisão, jornais e rádios e são
muito mais acessíveis que esses outros meios.
Alguns CEOs afirmam não ter tempo para esse
tipo de atividade, preferem lidar com clientes cara a cara, não sabem como
devem se portar, e acreditam que seja um meio para jovens. Ainda encaram o meio
como pessoal e que não deve ser usado para esse fim.
E você
leitor, acredita que as redes sociais são vantajosas ou não para as empresas?
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