Inês Brasil: o marketing que deu certo

23 de junho de 2016

Pelo visto não são só as Kardashians que tem o poder de quebrar a internet. Na quarta–feira do dia 17, a Netflix levou todo mundo à loucura quando divulgou um material promocional da nova temporada da série Orange Is The New Black, protagonizado por ninguém menos que a rainha dos memes e fenômeno da internet, Inês Brasil. Levando a sério a ideia de regionalizar as suas atrações, o serviço de streaming, que já havia contado com a participação de Valeska Popozuda no começo da temporada passada, apostou na imagem da webcelebridade que aparece com o uniforme da prisão Litchfield e contracena com a personagem Piper Chapman (Taylor Schilling). Um dia depois, o vídeo já contava com mais de 150 mil curtidas e cerca de 120 mil compartilhamentos no Facebook.




Inês é a prova viva do impacto que um marketing pessoal correto pode causar. A carioca ficou conhecida após seu vídeo de inscrição para o "Big Brother Brasil" cair na rede em 2013. Mesmo nem chegando a participar de qualquer seleção, apesar de ter tentado entrar no reality show durante cinco anos, seu vídeo acabou agradando muitos internautas. De lá pra cá, ela vira meme com frequência e aproveitou da fama na internet para ganhar dinheiro. Inês faz muito mais sucesso que vários ex-BBBs que sumiram do mapa ou ganham alguns "trocados" apenas com presenças vips em eventos. "Ela faz cerca de 20 shows por mês e o cachê está em torno de R$ 12 mil", contou o empresário dela, Thiago Araújo. O sucesso é tanto que, em 2015, assim que a página oficial do Grammy no Facebook propôs um aquecimento para os nomes que deveriam estar entre os vencedores, não teve lugar para nenhuma diva pop. Bastaram alguns minutos para o nome de Inês ficar entre os mais comentados na rede social. "Inês Brasil best be nominated", clamavam os fãs em corrente para elevar o nome da cantora do hit "Make Love" junto à premiação. 






Além dos seus shows mensais, aparições e a popularização da sua imagem na internet, Inês se consolida cada vez mais no meio LGBT e já é considerada por muitos como a “musa dos gays”. Ela soube aproveitar tão bem seus “15 minutos de fama” que com todo o dinheiro que ganha já conseguiu comprar sua casa própria, localizada em Bangu, na Zona Oeste. Além disso, comprou duas casas para suas filhas, Monique e Júlia, além de investir em negócios próprios. 





Inês passa longe do que a sociedade costuma considerar como padrão, tanto fisicamente quanto na sua personalidade - ao mesmo tempo que é carismática e cativante, pode assustar por ser o tipo de artista que a maioria não está acostumada: a que fala o que pensa. Ela incorpora um personagem, mas não deixa seu lado humano e humilde de lado – mesmo sem nenhuma instrução acadêmica e sendo mulher, negra e de periferia, ela conseguiu cair nas graças do público e mostrar seu potencial. E qual lição importante isso nos dá? Vamos deixar a própria falar:




Basta ter carisma, simplicidade e sinceridade – e, claro, a galera do marketing. Graças a Deus!


Caroline Oliveira

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