Como planejar o conteúdo para mídias sociais

16 de maio de 2016
O guia da Mosaico Comunicação Jr. sobre planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais tem como objetivo ajudar o desenvolvimento de empresas com seu público externo, através elaboração de assuntos direcionados ao público-alvo, com o intuito de aumentar o acesso e o alcance da marca, fidelizando os clientes. As mídias sociais são uma forma de interação entre a empresa e o consumidor, tornando-se formadores de opiniões e trazendo-os para mais perto dos produtos oferecidos. Confira o passo a passo:


O que é a sua marca?

Primeiro, esboce o perfil da sua marca. Descubra quais são os valores e a missão, quais os objetivos e onde você quer que ela chegue. Faça isso de forma que transmita algo para os possíveis clientes.


Para quem é a sua marca?

Defina o público-alvo, pense nas pessoas que conhecem a sua empresa e naquelas que podem mostrar interesse. Liste esse público para descobrir o tipo de conteúdo pelo qual irão buscar.



Qual o tipo de conteúdo esse público procura?


Sabendo a sua marca, seu público e seus interesses, encontre a melhor forma de transmitir sua mensagem. Escolha as redes sociais que eles mais utilizam e produza conteúdo. As fotos (e vídeos) de seus produtos servem atrair as pessoas, depoimentos de clientes satisfeitos exemplificam a qualidade de seu serviço, a história de sua empresa mostra uma relação de proximidade com seu consumidor... São diversas opções que devem ser avaliadas de acordo com o que quer transmitir para o público-alvo.


Planeje o conteúdo

Criar um plano de conteúdo garante que nada seja esquecido e que você tenha o controle das publicações. Separe os temas centrais de suas publicações, como fotos, depoimentos e dicas. Escolha temas que tenham relação com seu produto, para que eles não fujam do que seu público principal busca.

Busque datas comemorativas e tente relacioná-las de forma coerente com a sua marca, se houver algum evento que interesse seu público, divulgue. Promoções são uma ótima ideia para fidelizar os clientes. Fique atento as tendências do mercado em relação as publicações nas redes sociais e tente trazer isso para sua empresa.

Com o conteúdo planejado avalie a mensagem que quer transmitir, se irá alcançar seu público e se escolheu a melhor maneira possível para transmitir a mensagem.


Agende o conteúdo

Procure agendar as publicações de acordo com o horário em que seu público-alvo está online. Para isso é necessário uma pesquisa em que aborde os dias da semana e o horário que estas pessoas consideram ideais para ler o seu conteúdo. Aproveite e descubra temas que eles tem interesse e talvez você não tenha listado antes. O agendamento de publicações também ajudam você a ter tempo de buscar novos assuntos.


Benefícios

A comunicação externa de uma empresa é essencial para aqueles que desejam conquistar os consumidores pela qualidade do serviço e pela proximidade com a marca. Dessa forma, o aumento do impacto de mídia ajudará sua empresa a fidelizar os clientes esperados e captar novos, além de aumentar a reputação e estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Letícia Carvalho

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