Natureza e Jornalismo: Dia Mundial do meio-ambiente

5 de junho de 2015


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi oficializado durante uma Conferência em Estocolmo pela Organização das Nações Unidas (ONU), que passou a ser comemorado no dia 05 de junho. Foi instituída essa data para coincidir com o dia da realização da reunião, tendo como objetivo alertar as pessoas para os problemas ambientais e o esgotamento dos recursos naturais, considerados por muitos como infinitos.

Levando em consideração a relevância da preocupação ambiental, a esfera jornalística não poderia ficar de fora dessa, atentando-se para a natureza através de um dos seus ramos: o Jornalismo Ambiental. Sendo esta área responsável por trabalhar com notícias e temas sobre ecologia, fauna, flora e natureza, os profissionais deste meio buscam discutir assuntos relacionados com o desenvolvimento do meio ambiente e da biodiversidade. As coberturas trazem um olhar crítico aos estragos causados pelo homem, que prejudicam, gradativamente, a qualidade de vida da população. 

Após a Segunda Guerra Mundial, as primeiras coberturas sobre o meio ambiente tiveram início na esfera midiática. Entretanto só começaram a ter relevância universal na década de 1980, principalmente nos países de Primeiro Mundo. Já no Terceiro Mundo, esse tema ganhou um destaque após a Conferência Rio-92, com o surgimento das pautas relacionadas a desmatamentos, cataclismos, crimes ambientais e iniciativas ecológicas. 

A destruição constante de habitat, a poluição em áreas ecológicas e os impactos negativos da ação do homem contribuem bastante para o crescimento dos problemas ambientais. Se por acaso não houver uma grande mobilização por parte dos seres humanos, o consumo desenfreado dos recursos naturais e o estrago da biodiversidade poderão afetar a maneira que vivemos, inclusive as nossas chances de sobreviver no mundo. É por isso que quando se trata de meio ambiente o jornalismo não pode se omitir: gerando visibilidade para as questões ambientais, somos capazes de dar o pontapé inicial para suas resoluções.

0 comentários:

Postar um comentário