Os Generais Empresariais

26 de março de 2015


Grandes líderes e empreendedores não são formados da noite para o dia. É preciso muita aplicação e conhecimento. Mas por que não dizer que também é necessária a presença de modelos a serem seguidos? 

A partir disso, por mais surreal que possa parecer, podemos fazer uma alusão entre um filósofo e general chinês com o mundo dos negócios. Com certeza Sun Tzu ao escrever a Arte da Guerra, há cerca de 2500 anos atrás, não imaginaria que seus fundamentos e instruções para os campos de batalha seriam utilizados pelas mentes por trás de grandes empresas.

Sun Tzu pregava que um bom comandante deveria procurar conhecer os aspectos negativos e aqueles que reforçavam seus inimigos, além de ter bem identificado o ambiente em que a batalha seria realizada. Esse tipo de preocupação se faz extremamente necessária no mercado atual que muda em uma velocidade cada vez maior. Se você não tiver um amplo conhecimento do campo em que está se arriscando a entrar, os resultados podem ser diferentes do esperado, uma vez terrenos inóspitos elevam as chances de fracasso. E mais, saber o que vem dando certo e errado para os seus concorrentes é essencial para a montagem de um planejamento estratégico eficiente que evite problemas futuros no seu ambiente empresarial. 

Muitas vezes as pessoas que chegam ao topo se esquecem de que a construção de seus “Impérios” só foi possível graças a seus “soldados”. A base de qualquer negócio é feita não somente pelo lucro e por seus clientes, mas também por quem trabalha ao seu lado. Por isso, vale ressaltar um dos mais importantes ensinamentos deixados pelo general chinês para a formação de grandes líderes: “Trate seus homens como seus filhos e eles o seguirão aos vales mais escuros.Trate-os como filhos queridos, e eles o defenderão com o próprio corpo até a morte.”  Um bom comandante deve exercer suas funções sem esquecer daqueles que o auxiliam, pavimentando uma boa relação dentro da empresa, que resultará no surgimento de bons frutos a médio e longo prazo. Como Sun Tzu explica, é necessário distinguir as ações.  Saber ser rígido sem perder o controle, pois em uma guerra um líder irado terá grandes chances de se precipitar. 

Foto: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário