A geração dos nossos pais

13 de abril de 2016

Pais e Filhos é uma música,  um motivo de reflexão, tema de livros e programas de TV. Sim, nossos pais ainda são crianças como nós. E crianças gostam de colo.
   
Não quero discorrer aqui sobre todas as lutas ganhas pela geração dos nossos pais (que são muitas), mas sim as lutas deixadas como heranças, que não estão perdidas porque nós somos a continuação, e autores das histórias de quando formos as crianças do amanhã. Aliás, a geração dos nossos pais ainda está nos rendendo muitas causas.
   
Ainda temos que lutar pela posição da mulher na sociedade, precisamos nos colocar no lugar de diversas mulheres, principalmente no lugar daquelas que não conhecemos as dores. Ainda temos que lutar pela liberdade do amor em todas as suas formas, e também entender o respeito como o maior dos amores. Também é necessário que lidemos com a ideia de que escolhas não tornam as pessoas diferentes,  mas sim as fazem mais felizes, e  nós nos tornamos mais diversificados e melhores.
  
  Nossa geração ainda tem que combater o racismo, provar que um mundo mais colorido é mais bonito, mais solidário. Temos que nos colocar no lugar dos outros, pensar fora da caixa e não aceitar qualquer coisa imposta como normal. Queremos igualdade e faremos. Queremos competência e temos. Queremos ir além das tecnologias e vamos. Queremos ser muito mais do que a geração predestinada a ganhar o mercado de trabalho, e seremos.
   
Precisamos repensar e refazer a política, democratizar as mídias, dar voz a quem não tem vez.
   
Ah, nossa geração deve promover o cuidado para todos “que já escreveram e fizeram sua história”, e valorizar como saudável cada acento que vamos colocar no lugar. Imagina se já tivesse tudo pronto? A nossa herança seria o comodismo?
   
A geração dos nossos pais não deixou nada pelo caminho, apenas rastros, que apesar de não serem rotas já traçadas, ainda assim tem inúmeros conselhos para nos dar. Experiências para nos contar. Sente, escute, faça.
   
Seja a geração que você quer deixar pros seus filhos, não entregue o mundo pronto, e ao mesmo tempo não deixe de fazer. Quem sabe um dia, algum dos herdeiros das nossas lutas não escreva uma nova  geração dos nossos pais, porque não é aqui que acaba nem a história, nem as causas.

por Isabella Salles





0 comentários:

Postar um comentário