Qual a importância de se participar de eventos do MEJ?

4 de agosto de 2015


O primeiro evento que eu participei do Movimento Empresa Júnior foi uma reunião presencial do meu núcleo (Cenje), ou como é conhecida popularmente, a famosa “RP”. Com pouco menos de um mês de empresaria júnior me vi arremessada naquele mundo de siglas desconhecidas e pessoas inspiradoras. Me falaram do MEJ, da EJ, da FEJEMG, da BJ, da JADE, do JEWC, do PE e eu só ficava imaginando que mundo estranho era aquele. Me perguntaram se eu preferia Drive ou Dropbox, se a gente praticava feedback, como funcionava o networking e mais um tanto de palavras em inglês. Eu, ali, iniciando minha caminhada e mesmo sem entender nada, me apaixonei por aquele mundo que eu pouco entendia. Os principais motivos foram dois: primeiro, porque eu enxerguei naquela gente um brilho imenso, uma paixão por aquilo que falavam e uma convicção de que aquilo era verdadeiro.  De cara, eu quis acreditar nisso tudo também. Segundo, porque trouxeram um cara incrível chamado Tio Flávio, que falou sobre empreendedorismo e transformação de uma maneira que eu, jornalista assumida e convicta de que aquele papo de empresa não era muito a minha praia, nunca vi. Saí de lá super empolgada, já tarde da noite, falando para a então vice-presidente que tudo aquilo era lindo, empolgante e de que eu queria muito fazer parte desse Movimento. Um mês depois eu mesma me tornaria presidente da minha EJ e maior incentivadora de eventos do MEJ.

Membros da Mosaico na Reunião Presencial da FEJEMG em Diamantina. Foto: Arquivo Mosaico.


As RPs são o primeiro contato da maioria dos empresários juniores com uma dimensão que extrapola o dia a dia da sua EJ: o MEJ. Daí emana uma série de outras oportunidades que fazem a diferença na vida daqueles que participam e, sem dúvidas, na sua empresa também. Eu sempre digo: o membro que só vivencia a EJ tem um ganho sim, um aprendizado acima do esperado na graduação, mas isso se esgota com o tempo. O que mantém a chama viva é o propósito e você só entende e internaliza o que o Movimento Empresa Júnior acredita e quer participando ativamente do MEJ. Eu lembro exatamente do meu primeiro UFSJr (evento do núcleo) e da minha primeira RP da FEJEMG. É sempre uma experiência transformadora que possibilita que você conheça os mais variados tipos de pessoas e práticas, trazendo um pouco de tudo isso para sua EJ. No MEJ eu entendi o que afinal significava esse empreendedorismo que eles tanto falavam e como isso poderia contribuir para que construamos um país melhor. Foram nos eventos do Movimento que descobri que os engenheiros não eram tão assim diferentes de mim, que minha universidade era muito mais do que o campus sede e que podemos sempre fazer mais e melhor se realmente acreditarmos nisso. Foi onde eu fiz grande parte dos amigos que tenho hoje e onde aprendi lições que vou levar para a vida toda.

Você aí, o que está esperando para correr para o próximo evento da sua EJ? Ainda estão disponíveis as inscrições para o Encontro Mineiro de Empresas Juniores (EMEJ) e se eu fosse você, não perderia essa chance. #VemProEMEJVem

 Luana Levenhagen
Presidente da Mosaico Comunicação Jr.


0 comentários:

Postar um comentário