Um livro de tirar o sono

3 de abril de 2015

O livro “Conte-me seus sonhos”, lançado nos EUA em 1998, já está em sua 19ª edição e, ainda assim, é uma história atual e que intriga seus leitores.  Ashley Patterson, Tony Prescott e Alette Peters trabalham juntas em uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e são as protagonistas.

A estadunidense Ashley é uma mulher certinha e filha do Dr. Steve Patterson, um médico muito famoso e de índole inquestionável. Em contraponto, a inglesa Tony gosta de cantar e possui personalidade forte, além de uma sensualidade a flor da pele. Por fim, a italiana Alette é apaixonada pelas artes e possui um incrível dom para a pintura. Alette e Tony possuem uma relação de amizade estreita e vivem fofocando sobre a “senhora certinha”, como chamam Ashley. As coisas começam a mudar quando Ashley passa a ter lapsos de memória e não parece se lembrar de qualquer ligação com as duas “colegas” de trabalho. Será?

Enquanto isso, uma série de assassinatos, sem qualquer ligação aparente entre as vítimas, começa a preocupar a polícia. Crimes com as mesmas características cruéis: morte e castração dos homens. A surpresa vem quando o DNA de Ashley, a “senhora certinha”, é encontrado nas cenas de todos os crimes e ela é levada a júri popular. A moça se diz inocente e somente Tony e Alette conhecem a verdade. Mas como as duas podem ajudá-la se a colega nem as conhece?

O leitor passa a se questionar: Ashley é realmente inocente como diz? Qual a verdadeira ligação entre as três mulheres? Será que tudo não passa de um distúrbio psicológico?
“Conte-me seus sonhos” começa nos apresentando a rotina das três personagens que serve como pano de fundo para evolução da história. A princípio, o livro parece só mais um suspense qualquer que encontramos por acaso em uma livraria, mas, à medida que as páginas vão ficando para trás, percebemos que ele vai muito além disso.

A história nos envolve aos poucos e quando nos damos conta, é impossível parar para dormir. Ainda, o autor levanta importantes questões sobre traumas passados e como eles refletem na vida adulta, bem como, motiva a reflexão sobre o homem e suas diversas facetas. Afinal, o que é certo ou errado? Até que ponto a justiça dos homens é realmente justa? Até onde possuímos controle sobre nós mesmos? Esse romance eletrizante pode te ajudar a encontrar as respostas.

Ficha técnica:

Título Original: Tell me your dreams
Autor: Sidney Sheldon
Editora: Records
Assunto: Romance
Edição: 19
Ano: 2011

 Sidney Sheldon. Imagem retirada do Blog Blah Cultural.

Sobre o autor

Sidney Sheldon (1917-2001) nasceu em Chicago, Illinois, e foi um importante roteirista e escritor norte-americano. Publicou  ao longo da vida 18 livros e todos alcançaram o ranking dos mais vendidos pelo The New York Times. Além disso, escreveu roteiros para TV, peças para a Broadway e diversos filmes. Em 1947, ganhou o Oscar de melhor roteiro original, com o filme The Bachelor and the Boddy-Soxer. É considerado pelo Guiness Book o autor mais traduzido no mundo. Sheldon geralmente colocava mulheres como personagens principais e seus romances são repletos de suspense e sensualidade. Ele sofria de transtorno bipolar e já havia tentado o suicídio aos 17 anos. Faleceu aos 89 anos, por complicações de uma pneumonia, ao lado da terceira esposa e filha.

0 comentários:

Postar um comentário